segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

WPF - Form Transparente

Mostrarei hoje, uma maneira bem simples de fazer um form transparente com o WPF, com esse tipo de customização podemos dar uma experiencia rica ao usuário final.

primeiro crie seu projeto do tipo WPF, e no caso aqui usarei C# como linguagem, como só vamos usar uma linha de código, pode usar a linguagem de sua preferencia. ( se você não viu como criar um projeto do zero, de uma olhada nesse link :
http://programaresimples.blogspot.com.br/2013/02/iniciando-com-wpf-animacao-simples.html

com o projeto criado a primeira coisa a fazer é, selecionar a Window e nas propriedades marcar a opção que habilita a transparência "AllowsTransparec..."
habilitando essa opção repare que os botões de minimizar, maximizar e fechar da janela, assim podemos customizar a nosso gosto, para esse exemplo só farei o botão de fechar.
coloque um retângulo, ou forma que desejar em cima do form, pois essa forma será o forme real, veja que o retângulo da a opção de arredondar as bordas, chegando com o mouse na borda você verá as linhas para arrastar e arredondar a seu gosto:
agora vamos sumir com o form principal, selecione na paleta de objetos ou clicando no form, a opção Window, e nas propriedades clique na opção No Brush da cor de fundo.

pronto agora nosso retângulo é o form, agora todos os componentes que usarmos tem que ser colocado em cima dele, aqui no exemplo só colocarei um botão que será nosso fechar, mas você pode brincar a vontade.
no evento clique do botão, coloquei apenas o código para fechar o form "Close();"
agora vamos dar uma corzinha no retângulo e torna-lo transparente, selecione o retângulo selecione a opção de gradiente na cor de fundo e de a cor que desejar, veja que é ao habilitar o gradiente é mostrado uma barrinha com as mudanças de cor, que é onde você seleciona a cor para alterar, pode também adicionar mais cores ou retirar as que já existem, selecionando a paletinha da cor você vera o RGB dela e tambem o A, que é o alpha da cor, é o que nos dará a transparência,  selecione as paletas de cor que desejar e diminua a porcentagem do alpha até chegar em uma transparência de seu agrado, no meu caso deixei 60% nas duas.
pronto agora pode rodar a aplicação e ver o resultado final, depois coloque os componentes no form para ver como eles vão ficando.

espero que tenham gostado, se gostou da uma clicadinha no anuncio no fim do post, e curta no face..rsrs
abraço a todos e até a proxima







Um comentário: